ganhando peso

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, usando dicas como comer a cada 3h sem pular nenhuma refeição do dia, e adicionar alimentos nutritivos com alto valor calórico, como castanha, azeite, amendoim, vitaminas de fruta e tapioca.

No entanto, é importante lembrar que mesmo em dietas com o objetivo de engordar não se deve aumentar a ingestão de alimentos processados e ricos em açúcar e gorduras, como coxinha, hambúrguer, batata frita e refrigerante, pois eles aumentam o ganho de gordura corporal e o risco de problemas como colesterol alto e doenças cardiovasculares. O ideal é aumentar o volume dos músculos com o auxílio da dieta equilibrada e da atividade física, pois assim o corpo fica definido e saudável. Veja também: 8 dicas para ganhar massa muscular.

Dieta para engordar com saúde
Veja a seguir 5 dicas para engordar com saúde:

1. Comer de 3 em 3 horas
Na dieta para engordar, comer pelo menos a cada 3 horas é importante para aumentar o consumo de calorias ao longo do dia e favorecer o ganho de peso. Além disso, o balanço de calorias e proteínas bem distribuídas ao longo do dia favorece o ganho de massa muscular, pois a cada refeição é possível manter bons níveis de carboidrato e proteína no sangue para a recuperação e o crescimento muscular.

Assim, quem deseja hipertrofia deve ter cuidado para não pular nenhuma refeição do dia e acabar prejudicando o aporte de nutrientes para o organismo.

2. Incluir proteínas em todas as refeições
Dieta para engordar com saúde
Incluir proteínas em todas as refeições do dia faz com que os níveis de aminoácidos no sangue fiquem constantes ao longo do dia, favorecendo uma boa recuperação muscular ao longo dos dias de treino.

As proteínas estão presentes em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, queijos e iogurtes, sendo importante fazer lanches com combinações eficientes como sanduíche de frango e queijo com pão integral ou torradas com queijo e iogurte.

3. Consumir gorduras boas
Alimentos fontes de gorduras boas como castanhas, amendoim, abacate, coco, azeite e sementes são ótimas opções para aumentar as calorias da dieta com pouco volume de alimentos. Além disso, essas gorduras também ajudam no ganho de massa muscular e não estimulam o ganho de gordura no corpo.

Assim, alguns exemplo de como utilizar esses alimentos são acrescentar pasta de amendoim no pão ou na vitamina de fruta, comer algumas castanhas nos lanches, adicionar 1 colher de coco no iogurte e fazer vitaminas de abacate no lanche.

dicas para ganhar peso

4. Comer pelo menos 3 frutas por dia
Consumir pelo menos 3 frutas por dia e adicionar salada de verduras ou legumes no almoço e no jantar ajuda a aumentar a quantidade de vitaminas e minerais da dieta, que são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo e ganho de massa muscular.

As frutas podem ser consumidas frescas ou na forma de sucos ou vitaminas, podendo serem adicionadas nos lanches ou como sobremesa do almoço e do jantar.


5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia
Beber bastante água e manter-se bem hidratado é essencial para o ganho de massa muscular, pois a hipertrofia, que o aumento do tamanho das células musculares, só acontece se as células tiverem bastante água para aumentar de volume.

Assim, é importante estar atento e contabilizar o consumo diário de água, lembrando que refrigerantes e suco artificiais não contam como líquidos para o organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *